Centro de Diagnóstico Ultrassonográfico Especializado em Imagem da Mulher
Centro de Referência no Diagnóstico de Endometriose Profunda

Rua Casa do Ator, 1.117, cj. 72 - V. Olimpia - 04546-004 - São Paulo - SP
E-mail: recepcao@chamie.com.br
Tel.: (11) 3841-9570 / 3842-0807 / 9.8914-5454

Glossário

Aderência - formação em tecido novo (fibrose), no organismo, que às vezes junta órgãos internos que normalmente estão separados. Usualmente, esse tecido se desenvolve em consequência de uma inflamação ou intervenção cirúrgica. 
 
Aromatase - a aromatase pertence ao grupo das enzimas do citocromo p450 e age como mediador da aromatização de andrógenos em estrógenos.
 
Cisto - um cisto é um saco ou espaço fechado dentro de um tecido ou órgão, revestido de eptélio e, geralmente, contendo fluidos ou outra substância.
 
Cistite Intersticial  - a cistite intersticial é cistite crônica, com inflamação, principalmente do tecido conjuntivo sub-epitelial, estendendo-se em grau variável aos tecidos mais profundos. Em geral cursa com dor uretral, pélvica ou na bexiga.
 
Colonoscopia - exame endoscópio do intestino grosso e porção distal do íleo.
 
Coloproctologia - é uma especialidade que estuda as doenças do intestino grosso (colon), reto e ânus.
 
Folículos - estrutura encontrada na zona periférica do ovário (córtex) contendo líquido folicular, celulas de granulosa e óvulo.
 
Gonadotrofinas - são hormônios proteicos secretados pelas células gonadotróficas da hipófise responsáveis pela estimulação das gônadas.
 
Fase lútea - fase que inicia depois da ovulação, até o dia que antecede a próxima menstruação.
 
Menacme - período da vida da mulher durante o qual persistem as menstruações.
 
Imagem multiplanar - imagens obtidas em diferentes planos anatômicos.
 
Nódulos - em patologia, é uma lesão sólida, elevada, com mais de um centímetro de diâmetro. É geralmente bem delimitada e de origem eptelial ou conjuntiva. Pode ser pediculada ou séssil. Pode ser também benigno ou maligno. 
 
Pelve - é a região de transição entre o tronco e os membros inferiores e contém a bexiga, partes terminais dos ureteres, órgãos genitais (como o útero e os ovários, nas mulheres), reto, vasos sanguíneos, linfáticos e nervos.
 
Peritônio - é uma membrana serosa com duas camadas (parietal e visceral) que cobre as paredes abdominais e a superfície interior do diafragma e se reflete em vários pontos sobre as vísceras, formando uma cobertura completa para algumas delas (estômago, intestinos, etc.) e incompleta para outras (bexiga, reto, etc.).
 
Progestagênio - é um fármaco sintético que têm um efeito semelhante à progesterona.
 
Pólipo - massa lisa, esférica ou oval, que se projeta de uma superfície membranosa; pode ter base ampla ou pedunculada.
 
Retossigmóide - segmento inferior do intestino grosso, situado entre o cólon descendente e o canal anal.
 
Septação - em geral, é uma partição que separa duas cavidades ou dois espaços que contêm um material menos denso. 
 
Submucosa - é a camada de tecido que está situada abaixo da mucosa. Na parede intestinal ocupa a espessura entre a camada muscular da mucosa e a camada muscular própria.
 
Tecido endometrial - tecido que reveste internamente o útero.
 
Ureteres - é um tubo que faz parte das vias urinárias e que liga a pelve do rim à bexiga. A sua função é conduzir a urina do rim até a bexiga.
 
Urografia excretora - exame radiológico contrastado das vias urinárias que possibilita observar as anormalidades do sistema urinário, incluindo os rins, ureteres, bexiga urinária e uretra.